Corposofia©️: sensibilizando conceitos e corporificando nossas emoções para atravessar um contexto de incertezas.

Corposofia©️: sensibilizando conceitos e corporificando nossas emoções para atravessar um contexto de incertezas.

Muitos afetos, muitas reflexões e partilhas de experiências. Assim foram os encontros da primeira turma de Corposofia©️. Um método ou maneira de filosofar no/com/por meio do corpo que nasceu da minha necessidade de sensibilizar as questões filosóficas usando os recursos da psicoterapia corporal reichiana. Essas ferramentas que são eficazes para corporificar e integrar e superar nossos conflitos internos e como comunidade, se interseccionou com o projeto S.O.S Crianças do Futuro, um lugar de acolhimento e nutrição para a vida seguir adiante apesar da pandemia.

Nossa querida Tania Maria Lima gentilmente contactou os participantes e fez uma “ponte radiante” para que os encontros fossem possíveis. Durante os 9 encontros buscamos trazer para as nossas vidas as contribuições da reflexão filosófica, por meio das vivências e escuta ativa do grupo. Nós fizemos uma jornada de “cuidado de si”, para educadores e terapeutas que tem se dedicado a “cuidar dos outros” num momento tão desafiador.

Esse trabalho tem sua inspiração no pensamento de Wilhelm Reich que por sua vez foi influenciado pelo pensamento vitalista do filósofo francês Henri Bergson. Esse elemento vitalista sempre me inspirou a seguir em frente com esse trabalho. Acreditar que as forças afirmativas da vida presentes em nossos corpos constantemente desafiadas pelos desafios evolutivos buscam recursos de resiliência e não simplesmente adaptação, para a vida prosseguir inspira e guia esse trabalho.

Hoje avaliando a jornada desses encontros e os relatos dos praticantes seja por meio de texto escrito ou vídeo, podemos dizer que esse processo em grupo on line nos deixou mais resilientes para pulsarmos nesse contexto retraído. Assim flexibilizar nossos corpos que tendem ser paralisados pelo medo, buscar nosso grounding/enraizamento e firmeza quando precisamos resistir aos ataques sejam das forças titânicas da pandemia global sejam do descaso dos políticos em relação aos serviços básico de saúde e educação, nos fez como coletivo refletirmos para criarmos as linhas de fuga e luta contra uma realidade opressora. Os depoimentos são muito preciosos e podem ser lidos nesse link: http://corposofia.com.br/corposofia-depoimentos-dos-participantes-da-primeira-turma/

Estar em grupo nos catalisou outra força vital que é o vínculo afetivo, que por sua vez fortaleceu as conexões solidárias que com certeza nos farão atravessar mais essa crise como uma comunidade. Todo esse movimento me fez abrir uma nova turma que se inicia dia 06 de outubro de 2020 às 20h, sigamos resilientes e que nossas atitudes assertivas floresçam e que nada impeça a chegada dessa primavera.

Com alegria, Joviniano.

 

Comentar Via Facebook